Oi gente, passando pra compartilhar mais uma receitinha sem glúten e dessa vez também sem lactose.
Estava a procura de um bolo de amendoim rápido, prático e com poucos ingredientes, mas não encontrei nenhuma receita na internet que me animasse a ir pra cozinha, mas como eu queria muito fazer o bolo, resolvi pegar uma receita qualquer, com glúten mesmo, e adaptar como faço sempre.
Então fui pra cozinha e alterei tanto a receita original, que não ficou nada parecida, então nem vou postar ela aqui, primeiro porque não era de liquidificador, o que já me dá uma preguicinha..rsrs..segundo porque pedia 500gr de amendoim, uma quantidade que eu não tinha em casa (porque ja tinha retirado um copo do pacote para deixar de molho e testar fazer o leite de amendoim – depois vou falar dele por aqui) e também achei demais para um simples bolo que acompanha um cafezinho. Menos caloria né gente 🙂
Mas vamos deixar de conversa e ir logo para a receita né!
Só mais uma observação, esse bolo de amendoim superou minhas expectativas, ficou delicioso, fofinho, úmido, uma verdadeira delícia! Foi aprovadíssimo aqui em casa 🙂

20140519-021601.jpg

Vamos a receita!
* Obs: Usei o mesmo copo de medida para todos, um copinho de 200ml

1 copo de amendoim torrado
1 copo de água filtrada
3 colheres sopa rasas de óleo de coco
2 ovos
1/4 de copo de achocolatado ou chocolate em pó sem glúten e lactose
3/4 de copo de açúcar (cristal, refinado, orgânico, mascavo…)
1 copo de farinha de arroz (que pode ser integral de tiverem)
1/4 de copo de polvilho doce
1 colher sopa de fermento em pó

Primeiro coloque no liquidificador os amendoins e a água e bata até homogeneizar. Depois acrescente o óleo de coco, os ovos, o açúcar e o chocolate e bata mais um pouco. Depois acrescente a farinha de arroz e o polvilho e bata novamente. Nesse momento a massa já vai estar um pouco mais densa, mas vá batendo na função pulsar do liquidificador que ele bate tranquilo (o meu que não é tão potente bateu super bem 🙂 ). E por último acrescente o fermento em pó e bata rapidamente. Aqui, eu dissolvi o fermento num pinguinho de água, pra que ele se misturasse mais rápido na massa.
Despeje a massa em forma untada e enfarinhada com farinha de arroz ou outra farinha sem glúten e leve ao forno pré aquecido (uns 5 minutinhos bastam para pré aquecer), a 160 graus por 30 minutos. A receita coube direitinho naquela fôrma de bolo inglês.

Beijocas e até a próxima!

Share