Em 2010 fiz quatro cursos no Senai Cetiqt, o primeiro foi construção de bases de modelagem feminina, o segundo de peças superiores, o terceiro de peças inferiores e o ultimo foi o de projeto de Coleção de Moda. Adorei, muito bons, aprendi muito. E para ajudar a colocar em pratica tudo que aprendi, um manequim de moulage é essencial, é uma ferramenta de trabalho indispensável. Então, fui eu a procura de um pra comprar, mas quem conhece sabe que os melhores são muito caros! E o que fazer nesse caso? Fazer, no estilo faça você mesmo!

Resolvi aproveitar tudo que tinha, espuma, aquela que é tipo um matelasse que cobre a espuma do colchão que tinha em casa, uma coluna de madeira que peguei no lixo da vila onde moro, que usei para fazer o pé, e muita disposição :)Comprei apenas o manequim de plástico, com meia perna, no Mercadão de Madureira, por 55,00, 1 parafuso e 1 borboleta(1,50), 1 latinha de cola de contato (15,00) e 1 caixinha de durepoxi (4,00), essa foi pra fazer o arremate da rosca do parafuso, que tive que tirar das costas do manequim e colocar no fundo da perna e também usei para unir a borboleta ao parafuso. Ah, comprei também pra finalizar o manequim um tecido de estofamento de carro, comprei um metro, acho que na época foi uns R$20,00 o metro.

Então, depois que forrei todo manequim, tive que fazer uns enxertos a mais de espuma, pra chegar nas medidas que queria, no meu caso um tamanho 40. E tive que fechar o meio das pernas, pois depois da espuma, fechou muito, não ia passar calça nenhuma ali, então fechei tudo de uma vez, como se fosse saia.

Para a roupa que cobriu toda a espuma, eu fiz a modelagem num tecido molinho, do tipo moulage, no próprio manequim, depois transferi para o tecido de estofamento de carro. Fui testando no manequim, alfinetando, ajustando, vendo onde mais ia precisar de pences, etc. Depois de tudo certo, costurei os ombros. Passei um pouco de cola de contato na parte central do manequim, e colei, depois costurei a mão as laterais, o fechamento do braço e o pescoço. Depois costurei, também a mão, um viés preto nas laterais, só pra acabar um pouco melhor.

Eu sei que esteticamente, não ficou lá essas coisas, e nem tem medidas perfeitas, como os manequins prontos, mas me respondam, quem é que tem medidas perfeitas?! rsrs..todo mundo tem um lado do corpo diferente do outro, não é mesmo?!

Beijocas
Share